01/09/2019

Há 25 anos estreava o anime Os Cavaleiros Do Zodíaco no Brasil!

Hoje, 1° de Setembro de 2019, faz exatos 25 anos que o anime Os Cavaleiros do Zodíaco aportou na extinta Rede Manchete, conquistando uma legião de fãs que se mantêm fiel mesmo após tantos anos de sua estreia.
O anime, que já fazia sucesso no Japão desde 1986 sob o título de Saint Seiya (O Santo Seiya), ganhou na França em 1988 o que se tornaria seu incontestável título no ocidente (e mais tarde no mundo todo): Les Chevaliers du Zodiaque - Os Cavaleiros do Zodíaco!

Com o cancelamento do projeto em 1989, o anime contava apenas com os 114 episódios, conhecidos hoje como "A Saga Clássica", e que aborda os acontecimentos da Guerra Galáctica até a saga de Poseidon.  Nos anos de 1990 a Samtoy, a representante da Bandai no Brasil, resolveu investir no anime no país. Isso, contando com a possibilidade de Os Cavaleiros do Zodíaco fazer o mesmo sucesso e ganhar a mesma popularidade que teve em outros países onde estreara anteriormente. Na época a Manchete era conhecida por diversas séries de tokusatsu.
Dos 114 episódios, os primeiros 52 foram ofertados gratuitamente para a Rede Manchete, que na época passava por uma terrível crise financeira. Em troca a emissora deveria exibir os comerciais da Samtoy, responsável pela comercialização dos bonecos oficiais de Os Cavaleiros do Zodíaco.
Os horários iniciais da exibição do anime foram às 10h30, no programa Dudalegria (com Duda Little), e às 18h30 no programa Clube da Criança (com Pat Beijo). Segundo informações, houve problemas técnicos na exibição matinal logo na estreia. Mas, a partir do segundo dia, foi tudo normalizado. A série virou imediatamente assunto entre todos os jovens. O cair da tarde era considerado sagrado e o horário era obrigatório para interromper o que estivesse fazendo para assistir aos novos heróis. Posteriormente, o anime ganhou exibição dominical entre 23 de Outubro de 1994 e 28 de Maio de 1995, das 19h00 às 20h00.

25 anos depois, a série já conta com diversos derivados tanto em mangá quanto em anime e live-actions (que se encontram atualmente em produção), além de jogos, e uma extensa coleção de action figures lotando as prateleiras de fãs pelo mundo todo. No entanto nenhuma das obras posteriores superou o grandioso sucesso do anime Clássico no Brasil. Os Cavaleiros do Zodíaco abriu as portas do país para diversos outros animes de sucesso, porém nenhum fora capaz de superar a febre que acometeu os jovens nos anos de 1990, cujo os efeitos colaterais perduram até hoje.
Saint Seiya se tornou uma obra de arte que se eternizou na cultura popular ao redor do globo, como uma gigantesca árvore de longas raízes, que chegaram tão fundo em nossas vidas, que nenhuma outra obra é capaz de derrubar.

Confira a primeira abertura de "Os Cavaleiros do Zodíaco" e uma das propagandas da Samtoy na Rede Manchete em 1994:
 

3 comentários:

  1. Maior fenômeno televisivo da história do Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Que matéria mais foda! Amo cdz, desde criança, tenho 33 anos, mas assisto como uma criança está assistindo pela primeira vez

    ResponderExcluir

Siga-nos

     Facebook  Twitter   Instagram  Pinterest  Youtube
    Contato@SaintSeiyaAlfa.com

Seguidores

Parceiros

 Raciocinando Filmes Area Gamer Sucode Manga Manitroll Canal Yeeah

Links oficiais

 Saint Seiya   Kurumada Pro
  Saint Seiya Anime
 Saintia Shô   Saint Seiya 30th
 Soul of Gold  Tamashii