17/09/2018

Os Cavaleiros do Zodíaco (mangá)

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) é uma série japonesa de mangás do gênero "Battle Shounen". Escrito e ilustrados por Masami Kurumada e foi publicado pela editora japonesa Shueisha na revista Shonen Jump a partir de Janeiro de 1986 à Dezembro de 1990 e dividido em 28 Volumes. A série possui três sagas principais: Santuário (volumes 1 a 13), Poseidon (volumes 14 a 18) e Hades (volumes 19 a 28). O Volume 13 contém uma curta história intitulada de "Natássia do País do Gelo".
Os 28 volumes desta incrível obra, foram publicadas no Japão 8 vezes ao longo dos anos, em várias edições, dentre elas a edição definitiva e de luxo, o Kanzenban, e já venderam mais de 34 milhões de cópias, ou seja, um grandioso sucesso!
Quando o mestre Masami Kurumada estava no processo de criação do mangá, o nome do protagonista seria Rin e o título "Ginga no Rin" (Rin da Galáxia). Entretanto, Kurumada mudou o nome do personagem para Seiya, por julgá-lo mais adequado, isto porque em kanji, Seiya significa "flecha estelar", uma referência a Estrela Cadente. Finalmente, o título foi mudado para Saint Seiya porque os defensores de Atena seriam chamados de "Saints" (“Santos”). Seiya foi inspirado no personagem Takane Ryuuji, protagonista do mangá Ring ni Kakero, também de autoria de Kurumada.

A fim de explorar a história do mangá, bem como de explicar elementos não totalmente compreendidos na série original, autores emprestaram sua arte na criação de diferentes spin-off, que embora não façam parte do universo cânone, contam uma grande história.
 
O mangá da saga clássica de Os Cavaleiros do Zodíaco chegou ao Brasil através da Editora Conrad em 2000, publicada em papel off-set e com lombadas coloridas, sendo seus 110 capítulos compilados em 48 volumes (diferente do versão japonesa, cujo mangá foi dividido em 28 volumes). A tradução foi baseada nas edições francesa e espanhola, o que levou à diversos erros de tradução e adaptação, sendo relançado pela editora entre 2004 e 2006 em papel jornal e com lombadas preto e cinza alternadas, desta vez, com a tradução direta do japonês e revisada, com diversos erros corrigidos da primeira edição.

Dez anos após o primeiro lançamento da obra no Brasil pela Editora Conrad, no dia 13 de Janeiro de 2012, a Editora JBC iniciou o relançamento da saga clássica, desta vez no formato tankobon, com um total de 28 volumes. Porém a edição da JBC desagradou a maioria dos fãs, usando uma borda azul estrelada. Quando questionada sobre a edição, A editora explicou: “este corte foi necessário já que a editora japonesa Shueisha não possui mais as imagens das capas originais, portanto foi necessário scanear a capa dos mangás japoneses e fazer os cortes necessários". Diferente do que a JBC imaginou, a saga clássica relançada por ela não foi o sucesso esperado, sobrando até nas prateleiras de muitas bancas e lojas de mangás. A editora finalizou o lançamento em junho de 2014.

Em 30 de Setembro de 2016 a Editora JBC anunciou o lançamento da edição definitiva de Os Cavaleiros do Zodíaco no país, em comemoração aos 30 anos da franquia Saint Seiya no Japão, causando grande repercussão na internet, animando os novos e antigos fãs da franquia.
Em dezembro de 2016, na Comic Con Experience, aconteceu o lançamento do primeiro volume desta nova edição, sendo o primeiro mangá em capa dura no Brasil! 
“Saint Seiya – Cavaleiros do Zodíaco – Kanzenban”, a nova versão do mangá da JBC tem ao todo 22 volumes (seis a menos que a série original) com média de 240 páginas, com lançamento bimestral. Diferente dos mangás "simples" (em formato tankobon), esta edição não chegou às livrarias, sendo comercializado apenas em lojas especializadas.

Tanto o mangá original quanto a adaptação em anime foram muito bem sucedidos em vários países asiáticos, europeus e latino-americanos, tendo ganho inclusive várias séries derivadas. Mesmo após três décadas de seu lançamento, Saint Seiya segue firme, aquecendo os corações dos fãs como o cosmo de um guerreiro que se eleva nos momentos mais cruciais afim de derrotar os tiranos e manter a paz na Terra, para que a nova geração continue com o legado dos Cavaleiros da Esperança.

Um comentário:

  1. Joaquim Nogueira Barros23 de setembro de 2019 18:34

    Muito boa matéria, adorei saber um pouco mais sobre a chegada do mangá de CDZ aqui no brasil, façam sobre a chegada das outras obras, ficaria muito grato.

    ResponderExcluir

Siga-nos

     Facebook  Twitter   Instagram  Pinterest  Youtube
    Contato@SaintSeiyaAlfa.com

Seguidores

Parceiros

 Raciocinando Filmes Area Gamer Sucode Manga Manitroll Canal Yeeah

Links oficiais

 Saint Seiya   Kurumada Pro
  Saint Seiya Anime
 Saintia Shô   Saint Seiya 30th
 Soul of Gold  Tamashii