01/09/2016

Há 22 anos estreava o anime Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil!

Dia 1 de Setembro de 1994, às 18h30, num final de tarde de quinta-feira, estreava na saudosa Rede Manchete o anime de maior sucesso no Brasil. Os Cavaleiros do Zodíaco foi uma febre imediata entre o público infantojuvenil daquela época e continua fazendo sucesso até hoje com a antiga geração e conquistando novos fãs. 
 
O público brasileiro nunca viu e jamais verá um sucesso igual como houve com a chegada dos Cavaleiros ao país. Tudo começou quando a Samtoy, a representante da Bandai no Brasil, resolveu investir no anime por aqui. Isso, contando com a possibilidade do anime fazer o mesmo sucesso e ganhar a mesma popularidade que teve em outros países onde estreara anteriormente. Na época a Manchete era conhecida por passar diversas séries de tokusatsu. Ao terminar de acertar a programação, a Samtoy ainda ajudou a emissora, que na época passava por uma terrível crise financeira. O acordo foi a oferta dos primeiros 52 episódios totalmente gratuitos e em troca, seriam exibidos os comerciais da Samtoy.

Os horários iniciais de Os Cavaleiros do Zodíaco foram às 10h30, no programa Dudalegria (com Duda Little), e às 18h30 no programa Clube da Criança (com Pat Beijo). Segundo informações, houve problemas técnicos na exibição matinal logo na estreia. Mas, a partir do segundo dia, foi tudo normalizado. A série virou imediatamente assunto entre todos os jovens. O cair da tarde era considerado sagrado e o horário era obrigatório para interromper tudo e assistir aos novos heróis. Para se ter uma ideia, era comum gravar a exibição da manhã, assistir à tarde e ver o mesmo episódio à noite em tempo real. Posteriormente, o anime ganhou exibição dominical entre 23 de Outubro de 1994 e 28 de Maio de 1995, das 19h00 às 20h00.

Esse sucesso, que a primeira geração pode acompanhar desde seu início, ainda ecoa com a mesma intensidade, fascinando a nova geração que a cada dia descobre as quão fantásticas são as batalhas dos Cavaleiros da Esperança pela paz na Terra
 
Vídeo disponibilizado pelo canal: Os Cavaleiros do Zodíaco

Um comentário:

  1. Me lembro como se fosse ontem. Dia 01 de setembro é feriado na minha cidade, então fiquei o dia todo na frente da TV. Estava em casa assistindo Macross na TV Gazeta (que passava o anime com o nome de Guerra dos Planetas) e zapeando no intervalo para MTV. Entre um intervalo de Macross e um clip chato da MTV, parei em um desenho que passava na TV Machete, na hora em que um gigante falava que ia cortar a orelha de um nanico que ele segurava na mão. A cena da orelha ensanguentada caindo no chão foi o suficiente para me fazer assistir o episódio todo e comentar na escola no dia seguinte! Bons tempos!
    Haviam outros animes na tv brasileira antes de CDZ, mas nunca houve tamanha notoriedade. Saint Seiya foi um marco na exibição de animes no Brasil, que antes ficavam com a alcunha de desenhos tristes, dramáticos ou com olhos muito grandes.

    ResponderExcluir