03/11/2015

Por que serpentário não foi incluído no zodíaco? Confira resposta!



A revista Super Interessante da editora Abril fez uma matéria em seu site em 2014 referente à constelação de serpentário (Ophiuchus) e repostou o link em sua página Oficial hoje.

O fãs perguntou:  Por que os Horóscopos não publicam as previsões do 13º signo, serpentário, que os astrônomos descobriram lá em 2011, e também não publicam as alterações do zodíaco? Eu que era libra virei virgem, por exemplo. Isso é muito importante para minha coleção dos Cavaleiros do Zodíaco, que agora está incompleta. — Wagner Boeira, São Paulo, SP

A Super Interessante respondeu:
Wagner, os astrólogos não publicam as alterações porque se baseiam em informações diferentes daquelas utilizadas pela astronomia. E astrologia e astronomia não se batem, como você deve saber. Para estudar os signos do zodíaco, a astrologia se fundamenta no zodíaco trópico, baseado nas estações do ano, informa Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo. O início da primavera no Hemisfério Norte é o ponto de partida para o primeiro signo – a casa de Áries (a do Mu). Ou seja, os signos do zodíaco estão na Terra, não no céu.

Em 2011, o astrônomo Parke Kunkle, da Universidade de Minnesota, EUA, publicou um estudo alegando que uma mudança na rotação da Terra teria alterado a posição em que as estrelas eram vistas a partir da Terra em comparação à epoca que o Zodíaco foi criado. Alta taxa de polêmica.

Como resultado, nossa personalidade estaria sendo investigada com base num céu de 3 mil anos atrás. Se levássemos em conta o céu de hoje, teríamos de considerar um 13° signo, o serpentário. A ideia de Kunkle era provar que o horóscopo não faz nenhum sentido.

Mas a polêmica foi apenas mais um episódio da velha briga entre astronomia e astrologia. A astrologia rebateu o argumento de Kunkle dizendo que não usa as constelações na classificação dos signos. Portanto, Wagner, nem esquenta: você vai ter que conviver com a indecisão libriana para o resto da sua vida.

Sobre o cavaleiro de serpentário, ele está listado na Saint Seiya Wiki. Trata-se de um guerreiro poderosíssimo, que chegou a ser visto como um deus. Isso subiu à cabeça, e ele acabou expulso do santuário. Sua existência foi apagada, assim como todos seus direitos de merchandising sobre as vendas de bonecos, camisetas e demais produtos nerds adorados por criaturas consumistas como você e os editores deste site. Eis uma imagem de como ele seria:

2 comentários:

  1. Sempre achei q a shina de cobra tivesse a ver...

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei q a shina de cobra tivesse a ver...

    ResponderExcluir